ONDE ESTOU: INÍCIO TARIFA VOLTAR
Dicas - Celg Distribuição

Dicas

Ferro elétrico:

O ferro elétrico pode representar até 7% do valor da sua conta de energia.
Procure acumular o máximo de roupas antes de passar para utilizar o aparelho de um vez só. Assim, você usa a energia com mais eficiência e economiza na conta.


Geladeira:

A geladeira é um dos equipamentos que mais consome energia em uma residência. Por isso, prefira sempre os modelos com o selo Procel A, que são mais econômicos. Também evite abrir e fechar a porta do aparelho a todo instante. E, quando abrir, pegue o que precisa com rapidez para evitar que o ar frio escape. Outra dica importante é sempre deixar um espaço entre a geladeira e a parede, o que evita o aquecimento do equipamento.

Ar-condicionado:

Durante as épocas de maior calor, o uso do ar-condicionado pode contribuir com o aumento do consumo de energia. Por isso, mantenha os filtros limpos para não forçar o aparelho a trabalhar mais. Outra dica é evitar o frio excessivo, regulando a temperatura por volta dos 23 graus. Lembre-se: quanto mais frio, maior o uso da energia. Nesse caso, também é importante manter portas e janelas fechadas para evitar que o ar frio escape.

Chuveiro elétrico:

O chuveiro elétrico é, na maioria das vezes, o aparelho que mais consome energia em uma residência. Por isso, sempre que possível, mantenha a chave de temperatura na função verão. Lembre-se de fechar a torneira para se ensaboar e limpe a saída da água periodicamente. Além disso, procure ligar o chuveiro quando a maioria dos outros aparelhos estiver desligada para não sobrecarregar a rede elétrica.

Televisão:

A TV pode representar, em média, até 15% do valor da sua conta. Por isso, não deixe ela ligada quando não houver ninguém assistindo. Também evite o hábito de dormir com a TV ligada ou programe o aparelho para desligar automaticamente. É importante lembrar que mesmo desligada a TV ainda consome energia. Nesse caso, a melhor opção é retirá-la da tomada quando não estiver utilizando.